Imagens DMSP
O DMSP (Defense Meteorological Satellite Program), iniciado em 1960, é um programa do Departamento de Defesa dos EUA, estando sob responsabilidade do Air Force Space and Missile Systems Center (SMC). Este órgão implementa, lança e mantém os vários satélites de defesa dos EUA. O acesso as informações ainda é bastante restrito e a Embrapa-Monitoramento por Satélite tem desenvolvido alguns exemplos de aplicações graças a dados fornecidos pela Universidade de Nevada e pelo Institute for Environment and Sustainability - IES do Joint Research Centre - JRC.
Os satélites DMSP estão em uma órbita quase-polar, Sol síncrona, a 830 km de altitude, apresentando uma resolução temporal diária e espacial destinada à estudos regionais e globais. O sensor OLS (Operational Linescan System), a bordo destes satélites, apresenta características especiais, relacionadas à geração de imagens com pouca quantidade de luz, permitindo uma detecção excelente de pontos luminosos noturnos, como as queimadas e cidades.
O ZEE - Maranhão está utilizando esta tecnologia para estudos meteorológicos, na caracterização dos padrões noturnos de queimadas e na identificação de assentamentos humanos, como as cidades. A título de ilustração, são disponibilizadas a seguir algumas sínteses de imagens noturnas da região Nordeste e do Estado do ano de 2001, onde os pontos claros indicam elevadas emissões luminosas.
Região Nordeste
|
Estado do Maranhão
|
Estado do Maranhão e Divisão Municipal
|