Governo do Maranhão encerra etapa das audiências públicas para formulação do ZEE do Bioma Amazônico, em São Luís

News

Com participação de mais de 750 pessoas, dentre elas, representantes de organizações da sociedade, sindicatos, prefeituras, câmaras municipais e demais instituições, o ciclo de audiências públicas para discussão da Proposta de Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE-MA), etapa Bioma Amazônico, foi encerrado nesta segunda-feira (21), com realização de escuta aberta aos moradores de São Luís e cidades vizinhas.

Durante a apresentação, realizada no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, os presentes conheceram os detalhes das pesquisas realizadas por mais de 140 técnicos e pesquisadores coordenados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), ligado à Secretaria de Programas Estratégicos (SEPE), em pareceria com as Universidades Estadual (UEMA) e Federal (UFMA), e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Além de São Luís, as escutas ocorreram em Imperatriz, Bacabal, Governador Nunes Freire, Pinheiro, Grajaú e Santa Inês.

Ronald Chaves, quilombola e representante do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, pontuou a importância de ampliação do debate sobre o Zoneamento da Região, como forma de aprimorar o planejamento do Estado. “Essas discussões são muito importantes porque temos a preocupação de acompanhar de forma mais aprofundada o que o Governo está discutindo, assim colaboramos para ampliar as ferramentas de planejamento e, nesse sentido, o Governo está de parabéns pela iniciativa de trazer o debate para o público”.

Para Antônio Fernandes Cavalcante Júnior, presidente da Comissão de Agronegócios da OAB Seccional Maranhão, o Governo priorizou a análise aprofundada do Bioma Amazônico com foco na superação das desigualdades no Estado. “Nós, que discutimos a questão do agronegócio, tínhamos o entendimento de que o Governo deveria iniciar as pesquisas com foco no Bioma do Cerrado, mas reconhecemos que foi muito justo iniciar o processo a partir da Amazônia Maranhense, que é a região concentradora do maior foco de desigualdade e sabemos que esse é um tema prioritário na agenda do governo,” ponderou.

Já o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), e também presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho de Sousa, destacou o caráter democrático das audiências. “O Sistema Faema, juntamente com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), participou de todas as audiências. Esse trabalho de ouvir a população foi muito importante para explicar dúvidas e vários pontos do trabalho, esclarecidos pelas equipes da SEPE, do IMESC e também da UEMA”, assinalou.

O Secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva pontuou que o processo democrático de escuta da sociedade foi uma determinação do governador Flávio Dino. “As Audiências foram realizadas com a presença de lideranças importantes, tanto de trabalhadores, quanto das classes patronais, comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, enfim, a sociedade do Maranhão esteve presente em todas as audiências públicas contribuindo para que o ZEE não tenha apenas uma feição do governo, mas que seja o anseio daqueles que fazem o desenvolvimento e também da sociedade civil”, explicou.

O presidente do IMESC, Dionatan Silva Carvalho, elogiou o nível técnico das contribuições e reforçou a importância da ampla participação da sociedade e instituições no processo de tomada de decisões sobre o Zoneamento do Bioma Amazônico. “Foram sete grandes audiências em diversas regiões do Estado e com ampla e qualificada participação de todos. Continuamos abertos às contribuições da sociedade nas plataformas digitais do ZEE, do IMESC e também da SEPE, e agradecemos profundamente aos 147 técnicos envolvidos na produção das pesquisas e a todos que colaboraram com sugestões para o aprimoramento da proposta”, sublinhou.

Próximas etapas

As Audiências Públicas do ZEE do Bioma Amazônico Maranhense compõem a última etapa de elaboração da Proposta, que deve ser encaminhada pelo Governo do Maranhão para apreciação da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), ainda este ano.

O deputado estadual Rafael Leitoa, líder do Governo na Assembleia Legislativa, ressaltou que as audiências fortalecem o processo participativo. “Já estamos ansiosos para que o Projeto de Lei do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão a ser apresentado pelo Governo chegue à Assembleia já com as importantes contribuições dos maranhenses. O ZEE é fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado, ” disse.

Propostas

As escutas para formulação da Proposta do ZEE-MA continuam abertas à população. Para conhecer os trabalhos já produzidos, basta acessar: http://www.zee.ma.gov.br/Portal/relatorios. Já as contribuições, sugestões ou dúvidas, podem ser encaminhadas para o e-mail: zee.maranhao@gmail.com.