O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) participou de uma reunião, na quarta-feira (13), com o Secretário Adjunto dos Direitos Humanos, Daniel Formiga. O encontro teve como pauta a elaboração do painel de indicadores estratégicos do Zoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão (ZEE-MA), com o objetivo de fornecer dados mais precisos e atualizados para subsidiar ações governamentais.
Durante a reunião, foram discutidos dados sobre trabalho escravo, como os locais de resgate e de naturalidade das vítimas, além do sucesso das ações de busca ativa. Essas iniciativas desempenham um papel crucial na formulação, articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a promoção, defesa, proteção e garantia dos direitos humanos da população maranhense.
Essas informações serão integradas ao painel de indicadores do ZEE-MA, compondo o eixo temático “Coesão Territorial”, com ênfase nas populações tradicionais e povos originários. Desde outubro, o IMESC tem promovido uma série de reuniões com secretarias estaduais para apresentar os processos de monitoramento contínuo das ações, planos e políticas estabelecidas pela Lei do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-MA).
Essa etapa do ZEE-MA é um momento de institucionalização e de desenvolvimento de uma rede colaborativa entre secretarias e órgãos do poder público para processo de monitoramento do ZEE em todo território estadual.